22 de abril de 2012

O meu futebol


Eu sou corintiana, mas não sou uma boa torcedora, eu digo isso sem vergonha. Sou corintiana porque foi o time que escolhi quando criança, sou corintiana porque foi minha aproximação com o futebol, mesmo com um pai santista e um avô italiano, torcedor do Palestra, mas foi isso, deu Corinthians e ficou. Não acompanho com muito fervor, não sofro desmesuradamente pelo o time o que, particularmente, acho triste, mas não nego porque é algo que vem de dentro. Eu sou assim.

Mas eu não ser uma torcedora fervorosa não condiz em nada com minha postura sobre futebol. Eu acho linda a paixão que tantos têm pelos seus times. É dolorido, é sofrimento, é a alegria descabida que explode no grito de "GOL!" e de "CHUPA!". Eu respeito futebol pra caralho, respeito mais que religião, porque é amor quase infundado, é amor incondicional e esse tipo de amor não se contesta, não se menospreza. Eu lamento imensamente pelas pessoas que enxergam no futebol só mais uma forma rasa de alienação. Lamento porque é riqueza demais, tanto de sentimentos, quanto de história, para ser relegada à isso.

Timão perdeu hoje, a Macaca ganhou. Tudo bem, eu acho que mereceu. Continuem falando mal do Corinthians e de tantos outros times que não os seus, é só mais uma parte do futebol que eu admiro. 

Nenhum comentário: