31 de outubro de 2010

Porque que votei nulo no primeiro turno e no segundo mudei o meu voto

Escolhemos o menos pior em muitas coisas na vida, e todo mundo entende como sendo parte, como algo normal, mas há uma coisa exacerbada em algumas pessoas quando se fala em votar no menos pior [coisa essa, que estava em mim também], tem uma supervalorização do voto como se ele só pudesse ser dado a alguém perfeito. Entendam, há diferença entre votar sem pensar e votar em alguém que possa oferecer alguma melhoria, não estou questionando pessoas que votam por pura obrigação, sem embasamento e conhecimento mínimo do voto. Estou falando em escolher um candidato.

Por muito tempo defendi o voto nulo, mas honestamente, o voto nulo só tem validade se houver a coletividade, se muitas pessoas votarem nulo a ponto de anular uma eleição, no demais fica apenas mais uma forma de protesto vazio, tão vazio quanto aos adolescentes que votaram com nariz de palhaço.


Eu busquei conhecer as políticas de governo e propostas dos dois presidenciáveis, tentei mesmo acreditar em um dos dois e escolher um lado, mas nenhum fechava com minhas expectativas PLENAMENTE, nenhum ia de acordo com todos os meus princípios, nenhum era o candidato dos meus sonhos, mas política não é baseada em sonho, né?


Você tem o emprego perfeito e dos seus sonhos? Eu não.


Você tem o namorado [a] perfeito e dos seus sonhos? Eu não.


Você tem a família perfeita e dos seus sonhos? Eu não.


Você tem amigos perfeitos e dos seus sonhos? Eu não.


Você vive em um país perfeito e dos seus sonhos? Eu não.


Você só vai escolher o seu voto quando achar um candidato perfeito e dos seus sonhos? Eu não, não mais.


O meu voto somou +1 para quem venceu hoje, mas se meu voto tivesse somado apenas +1 para quem perdeu, eu torceria da mesma forma por um Brasil melhor e você?

2 comentários:

Fernando Freitas disse...

Me identifiquei muito com o que você escreveu. Lá no início das campanhas pensei em anular o meu voto, já que nenhum dos candidatos correspondia às minhas expectativas. Mas pensando melhor, votar nulo não é uma forma eficaz de protesto, e sim uma maneira de "não participar" da escolha e tirar o seu da reta. Se o Brasil piorasse, era só dizer "Ah! Mas a culpa é de vocês! Eu não votei nesses caras! Não tenho nada a ver com isso".
Dilma não me ganhou a princípio, mas como tenho simpatia pelo PT, e muita admiração por Lula, passei a acompanhar as campanhas com mais atenção e decidi votar nela.
Estou otimista.

Janaína Pupo disse...

Mais um que adorei!

=*